Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Ir para novo

Considerações gerais, ideias, projetos e muito mais para quem está a "ir para novo". E para quem tem em casa alguém avançado nesta viagem. Todos os domingos. Alternarei posts gerais e específicos.

Ir para novo

Considerações gerais, ideias, projetos e muito mais para quem está a "ir para novo". E para quem tem em casa alguém avançado nesta viagem. Todos os domingos. Alternarei posts gerais e específicos.

113 - Regresso às aulas

Esta é a época do ano em que se dá o tradicional regresso às aulas de crianças., adolescentes e jovens adultos, com mais ou menos problemas e falhas, como é, infelizmente, habitual. Ora que proponho neste post é que quem vai para novo faça o mesmo, ou seja, volte à aprendizagem.

Como verão pela continuação, esta não tem de ser necessariamente “livresca”, o importante é aprender algo novo ou, muito simplesmente, retomar algo que se abandonou há anos por motivos diversos – basicamente, porque a vida interveio. E no final proponho um pequeno desafio, ou antes, dois.

Falei em aprendizagens diversas em dois posts anteriores. Em Sejamos ativos, mencionei as universidades sénior. É capaz de ser um bocadinho tarde para uma inscrição este ano, mas não custa verificar o que existe na sua zona – esta página contém a lista completa das universidades atualmente existentes, que pode descarregar e imprimir para uma consulta mais fácil Lembro, também, que alguns Centros Paroquiais têm uma versão “mais leve”, com aulas sobre alguns temas. Recordo, também, que existe a Universidade Sénior Virtual.

Em Distrações falei mais de aprender atividades práticas, como tricô, origami, scrapbooking e atividades manuais em geral, tendo fornecido alguns links, que não irei repetir aqui.

Há um pequeno senão para quem quer aprender coisas via Internet, é que a maioria dos cursos e formações são do Brasil, mesmo os cursos de línguas usam, muitas vezes, a versão brasileira do português, o que nem sempre facilita as coisas para quem é de Portugal.

E comecemos precisamente pelo computador. Há inúmeros locais onde pode aprender informática básica, muitos Centros Paroquiais e Juntas de Freguesia proporcionam periodicamente cursos destinados, precisamente, a quem vai para novo. Mas se sabe o bastante para usar a Internet, este curso é gratuito, desde que não queira o respetivo certificado. Confesso que não o fiz, mas, como é grátis, não custa tentar... E há muitos outros, de diversos graus de dificuldade e, também, de especificidade.

Uma outra aprendizagem útil e interessante envolve conhecer outros idiomas, nem que seja a um nível básico. E numa época em que tantos portugueses de uma certa idade têm netos nascidos no estrangeiro e que pouco ou nada sabem de português, seria muito bom aprender o suficiente para que se possam entender, pessoalmente ou via Internet. Mais ainda, aprender inglês, por exemplo, abre todo um mundo de sites e artigos interessantes.

O Duolingo é sempre o site mais citado para aprender línguas e é, de facto, bastante fácil de usar – exceto marcar como erradas certas expressões e grafias de Portugal, uma vez que usa o português do Brasil.

Esta página indica 7 sites para aprendizagem gratuita de línguas e neste tem ao seu dispor 50 idiomas, incluindo linguagem gestual (LIBRAS).

Passemos, agora, a aprendizagens mais artísticas.

Gosta de fotografia mas tem apenas a câmara do seu telemóvel? Tudo bem, este curso gratuito de Henrique Morais, via YouTube, é para si. E nesta página encontrará diversos cursos de fotografia “mais a sério”, ou seja, com câmara.

Gosta de cozer e adora ver aquelas mantas de retalhos americanas? Aqui tem um curso online gratuito.

A cozinha é a sua onda? Não faltam sites e vídeos YouTube para todos os gostos e feitios. Como este aqui. Aliás, o Learncafe tem inúmeros cursos gratuitos – e também muitos pagos – sobre diversos assuntos. Como este aqui, de desenho e pintura.

Agora que dei todos estes links, aqui vai um pequeno desafio. Pense num assunto sobre o qual sente alguma curiosidade ou de que ouviu falar e faça uma pequena pesquisa. Aposto que vai ficar espantado com a tremenda quantidade e qualidade de sites e vídeos em que pode aprender mais sobre isso. Pode-se dizer, muito francamente, que há um curso, um vídeo, um site que ensinam tudo e mais alguma coisa, por muito esotérico que seja.

Mas não são só coisas práticas, como aprender uma língua ou carpintaria. Há, também, muita informação sobre obras literárias, religiões, arte, países, enfim, tudinho. Há até listas de leitura para quem quer conhecer mais sobre um certo autor, época literária / artística, história, etc.

É claro que se é o tipo de pessoa que detesta aprender através de um ecrã, sugiro uma visita à biblioteca mais próxima de si. Têm, geralmente, uma boa coleção de livros práticos e/ou informativos de vários graus de dificuldade e, graças à Rede Nacional de Bibliotecas, se não tiverem podem sempre requisitar de uma outra biblioteca.

E em muitos locais há cada vez mais cursos práticos presenciais, na sua maioria destinados a principiantes na respetiva área. Os sites das Câmaras e Juntas de Freguesia costumam ser uma boa fonte de consulta – e, mais uma vez, os Centros Paroquiais.

Um pequeno detalhe, pode ter reparado que indiquei sobretudo links com cursos gratuitos. E a razão é muito simples: se é uma atividade / assunto de que pouco ou nada sabemos, são uma boa maneira de descobrirmos se gostamos e queremos mesmo saber mais. Como não pagámos, não nos pesa na consciência parar a meio e passar a outra coisa.

O que me leva ao desafio final deste post: que tal fazer um esforço para aprender uma coisa nova entre agora e finais de julho do próximo ano? Ou seja, durante a duração de um ano letivo convencional?

Mas, atenção, se não já não está habituado a “estudar”, a aprender coisas novas, sejam elas “livrescas” ou práticas, nada de ideias megalómanas. Comece por algo que o intriga ou que sempre quis aprender. Isso não impede, claro, que vá explorando outras áreas e assuntos, mas tente levar uma aprendizagem, seja ela qual for, do início ao fim.

Acredite, se perseverar, acabará por ganhar gosto a aprender coisas novas, com todas as vantagens que isso trará para a sua saúde física e, acima de tudo, mental.

Para a semana: Tonturas e pernas inchadas. Duas "maleitas" que afetam bastante quem vai para novo